Dignitate

Por eles. Para eles. Com eles

Seis Sinais para Identificar Vítimas de Tráfico Humano

Fernanda Rangel

07/12/2022

O tráfico de pessoas tomou novas formas ao longo do tempo e por ser um crime, ele sabe se disfarçar muito bem.

Nosso objetivo com esse texto é que você se torne um agente ativo da sociedade civil, alguém que esteja atento às pessoas ao seu redor. Um cidadão que seja capaz de identificar características de escravidão contemporânea e de denunciar esse crime, para que as pessoas sejam resgatadas.

1- PROPOSTAS “IRRECUSÁVEIS” LONGE DE CASA

As falsas promessas de trabalho em outros lugares, são uma porta para a exploração, pois tiram a pessoa do seu contexto, do local onde ela tem contatos e rede de apoio.

A vulnerabilidade social é um fator comum observado entre as vítimas. Existem relatos de aliciadores que chegam à uma comunidade carente oferecendo um “emprego”, e de que o trabalhador aceita “de cara”, sem questionar.

Ao serem perguntados porque aceitaram tão prontamente (se não desconfiavam de nada) eles responderam que não tinham outra opção, era aceitar a “proposta” ou passar fome. No fim, ao aceitarem esse “emprego”, longe da sua cidade, acabaram sendo escravizados.

Desconfie das oportunidades “imperdíveis” de trabalho!

2- PAGAMENTO DE SALÁRIOS

O trabalhador, às vezes recebe salário, às vezes não recebe. Outras vezes recebe com atraso, e quando recebe, percebe que é menos do que foi combinado.

Em alguns casos, o seu pagamento é controlado por outra pessoa, com a desculpa de que ele vai perder o dinheiro ou vai gastar com besteiras.

De alguma forma, o trabalhador está sempre devendo ao empregador ou a alguém relacionado a ele.

3-VIAGEM PARA O TRABALHO

O transporte do alojamento para o local de trabalho, é organizado por terceiros e o “custo” do deslocamento é descontado do seu pagamento. Geralmente, o trabalhador possuí dívidas da viagem.

4-BEM-ESTAR

Quanto ao seu bem-estar, os trabalhadores em regime análogo à escravidão, dão sinais de estarem afetados psicológica e fisicamente. Vale a pena observar se esses trabalhadores:

  • Estão sofrendo algum tipo de ameaça, pessoal ou à sua família.
  • São mantidos isolados das demais pessoas.
  • Parecem estar sendo intimidados ou ameaçados.
  • Não tem liberdade total para irem e virem.
  • Parecem estar sempre ansiosos, assustados ou amedrontados.
  • Estão magros demais ou parecem desnutridos.
  • Têm sinais de abuso/maus-tratos, hematomas ou feridas.
  • Parecem ser menores de idade.
  • Tem poucas roupas para vestirem ou usam roupas sexualizadas.
  • Tem namorado ou namorada muito mais velhos.

5- MORADIA

Geralmente, a pessoa em regime análogo à escravidão, mora com muitas outras pessoas, em condições precárias ou com endereço desconhecido.

6-DOCUMENTOS

As vítimas não tem acesso aos seus próprios documentos, que estão sendo “guardados” por terceiros com a desculpa de que o mesmo poderia ser perdido ou rasgado. Também há casos de vítimas que tem suas identidades roubadas ou trocadas.

Se você acha que pode ter encontrado uma vítima da escravidão moderna, ou alguns desses sinais se aplicam a você, entre em contato e forneça o máximo de informações possíveis.

SE VOCÊ TEM RAZÕES PARA ACREDITAR QUE UMA PESSOA CONHECIDA

ESTÁ EM PERIGO IMEDIATO, LIGUE 190.

VOCÊ PODE SALVAR A VIDA DE ALGUÉM.